segunda-feira, 16 de agosto de 2010

“DESCOBRINDO A HISTÓRIA DO PARQUE DO CARMO”

Você sabia que o Parque do Carmo já foi uma fazenda?


E que só foi transformado em parque em 1.976 pela prefeitura?

Se você tem curiosidade em saber um pouco da história do parque, seja bem-vindo.

Em meados da década de 50, toda a área do parque do Carmo pertencia ao Sr. Oscar Americano, que usufruía a fazenda nos finais de semana com a família. O casarão (hoje abriga o museu da biodiversidade), era a sede da fazenda e sua casa principal. Ao lado direito da casa, foi plantado uma figueira, pois na época era símbolo de status e poder, significando que ali vivia o dono da fazenda. O lago principal era uma de suas paixões e utilizava para práticas de esportes náuticos.

Oscar Americano faleceu em 1.974 e algum tempo depois, seus herdeiros resolveram vende-la. Parte da fazenda, a prefeitura adquiriu e fez muitas benfeitorias como playgrounds, banheiros, churrasqueiras e áreas de descanso, formalizando a inauguração dia 19 de setembro de 1976.



 Maria Luisa e Oscar Americano
Curiosidade: Em 1974, dois anos depois de ficar viúvo, o engenheiro e construtor Oscar Americano doou à cidade de São Paulo a casa em que sua família morou durante 20 anos, com sua coleção de obras de arte e o extenso parque onde está construída, no Morumbi. O local é hoje um ativo centro cultural público, com cursos, concertos e exposições


Fotos do Parque do Carmo:

Casarão

 
Foto do Lago principal

Fotos do Bosque das Cerejeiras
 

9 comentários:

  1. Todos podem ter acesso à esse paraiso... Mas muitas pessoas não dão valor!!! Um paraiso no meio da poluição de SP, no meio de uma selva de pedra!

    Adorei poder ver que era o famoso Sr. Oscar Americano, antes na minha imaginação e agora "concreto"
    Quem fez o post ta de parabéns! Interessante!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela pró-atividade e divulgação do trabalho de vocês, não conhecia o parque, é lindo! Ele é pouco divulgado né? Porque?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Estranho. Em 1971 minha irmã ja frequentava o parque. Minha mãe conta q 1969 já existia o parque.

    ResponderExcluir
  4. Quero fazer o meu tcc sobre a história do parque do carmo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! a esse lugar maravilhoso que temos tão perto de nós, com uma fauna dentro de bairro!

    ResponderExcluir
  6. Achei bem.interessante que bom que o Sr.oscar doou o casarão achei maravilhoso o bosque das laranjeiras visitei ontem me apaixonei jamais tinha ido la .sem falar nas outras coisas maravilhosa que tem por la .parabens a prefeitura de sao paulo.

    ResponderExcluir
  7. o parque do carmo,e uma riqueza na falna e flora na zona leste,,o povo da zl devem preservalo essa riqueza,,marcio santana,,abracos

    ResponderExcluir
  8. Essa fazenda ia até no Jardim Iguatemi homens a cavalo e que fazia a segurança brando o rio Aricanduva ia nadar no jardim 9 de julho e via eles passando esse Rio Aricanduva tinha muito peixe na década de 60

    ResponderExcluir
  9. Em 1.976 eu com 6 anos fui com meu pai e minha irmã de 10 na inauguração...❤️

    ResponderExcluir